Portal da Cidade Campina Grande

UTILIDADE PÚBLICA

Castramóvel de Campina Grande atende esta semana no bairro Sandra Cavalcante

Atendimento aos pets de moradores dos bairros da zona Sul, como Sandra Cavalcante, Itararé, Novo Prado e Catolé, acontecem no Clube de Mães Roberta Delgado

Publicado em 18/07/2023 às 16:00

(Foto: Codecom)

Desde o início desta semana, o Castramóvel está levando os serviços do Centro de Controle de Zoonoses ao bairro Sandra Cavalcante, na Zona Sul de Campina Grande. Os atendimentos estão sendo realizados no Clube de Mães Roberta Delgado, que fica na Rua Petrônio Figueiredo, S/N.

Os atendimentos são direcionados aos pets dos moradores dos bairros Sandra Cavalcante, Itararé, Novo Prado, Catolé, e demais bairros da região Sul e acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Os agendamentos para castração podem ser feitos no local ou no site do Centro de Controle de Zoonoses durante toda essa semana. É necessário apresentar cópias e originais do RG, CPF e comprovante de residência dos tutores dos animais.

O Castramóvel é um serviço implantado pela Prefeitura de Campina Grande que realiza cirurgias de castração, em cães e gatos, para promover o controle populacional dessas espécies e ofertar o acesso ao serviço para os tutores de animais de estimação na cidade. O serviço foi implantado em fevereiro de 2023 e, em quatro meses, já realizou mais de mil castrações.

Nas fêmeas, a castração também diminui o risco de câncer de mama. A partir dos seis meses de vida já é possível realizar a castração, e quanto mais cedo melhor, pois 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio, não desenvolvem a doença. Nas gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40 a 60%. As fêmeas não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com esse período.

Em machos, a castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de acasalamento. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos. A castração dos machos reduz em grande escala os problemas de próstata e evita o câncer de testículo, que pode ser fatal.

Fonte:

Deixe seu comentário