Portal da Cidade Campina Grande

DERMATOLOGIA

Bem-estar: saúde associada a estética

Dentro das especialidades da medicina, a área da dermatologia é uma das mais apontadas quando o quesito é inovação

Postado em 21/09/2021 às 20:37

A dermatologia é uma área que tem se desenvolvido rapidamente ao longo dos últimos anos. Os cuidados com a pele, nos dias de hoje, vão além dos procedimentos clínicos e cirúrgicos, pois a área da dermatologia estética vem ganhado espaço no mercado e no gosto dos pacientes.

Dentro das especialidades da medicina, a área da dermatologia é uma das mais apontadas quando o quesito é inovação, não só na questão de pesquisas e novos procedimentos, como também e, principalmente, na área da tecnologia. A procura, inicialmente, era muito concentrada no público feminino. Hoje em dia, com procedimentos voltados para o tratamento capilar, por exemplo, os homens têm buscado cada vez mais as opções que essa área oferece.

Um dos grandes nomes da dermatologia estética, na Paraíba, é o médico Josenildo Rodrigues. Durante sua graduação, permaneceu em Campina Grande, sua cidade natal. No 6º ano de curso, o médico se especializou em clínica geral e UTI e dermatologia, em São Paulo. Em 2002, decidiu voltar à cidade natal para implementar todos os conhecimentos adquiridos em suas formações.

O Dr. Josenildo explica que na área da dermatologia, os médicos precisam, constantemente, se atualizar, estando por dentro das pesquisas e participando de congressos na área, pois com o desenvolvimento tem sido muito rápido e é necessário que os profissionais sejam capazes de acompanhar o ritmo.

Fixado em Campina Grande, e com um grande número de pacientes, integrou-se a colegas de outras especialidades, formando a clínica Pele, que com o passar do tempo estendeu uma unidade na capital.

A clínica Pele, brevemente, passará a se chamar Harmonic, por já abrigar especialidades nas áreas de: (Dermatologia, Cirurgia Plástica, Ginecologia Estética e nutrologia), compondo assim uma abrangência maior de especialidades médicas.

O Dr. Josenildo explica que com a diversidade de opções para tratamento, as técnicas hoje têm um alcance maior de público. “Antigamente, os procedimentos estéticos eram mais procurados por pessoas de poder aquisitivo maior. Hoje em dia, há tratamentos mais acessíveis”, relata.

O médico rebate as críticas das pessoas que desaprovam a área da dermatologia estética. Ao seu ver, a auto estima do paciente também deve ser levada em conta. “Hoje em dia, o conceito de saúde é muito mais amplo. Saúde não é o antônimo de doença. A saúde é física, mas também é mental e espiritual. Já recebi relatos belíssimos de pessoas que tinham problemas de auto estima baixa e que melhoraram seu modo de vida após determinados procedimentos”, explica.

O dermatologista atribui a longevidade o grande aumento na procura por procedimentos de fins estéticos. Hábitos de vida saudável e alimentação rica e balanceada também fazem parte da preocupação das pessoas. “A longevidade está aumentando cada vez mais. Uma pessoa com 70 anos, antigamente, era fisicamente idosa. Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais ativas e buscando sempre uma boa aparência, pois essa tem sido uma característica de peso em muitos aspectos da vida”, conta.

O Dr. Josenildo explica que, atualmente, muitos dos tratamentos estéticos realizados, podem ser caracterizados como tratamentos de cunho preventivo. Em muitos casos, a procura do paciente pela dermatologia estética permite que ele descubra problemas até mais graves, como o câncer de pele, por exemplo. Daí a necessidade de procurar, com determinada frequência, o consultório médico.

O médico explica que os Estados Unidos ainda é o país líder em pesquisas e inovações voltadas para a dermatologia estética, mas felizmente, o Brasil encontra-se entre os quatro primeiros países, tanto do ponto de vista de procedimentos estéticos, quanto do ponto de vista de profissionais capacitados. “Alguns nomes de profissionais brasileiros da dermatologia e da cirurgia plástica são referência internacional, isso é motivo de orgulho. Em se tratando de câncer de pele, o médico explica que na mesma proporção que há um aumento do número de casos, há também o aumento do número de médico especializados para o tratamento. “Os cânceres de pele, a maioria estão diretamente relacionados ao efeito cumulativo da radiação ultravioleta do sol ao longo da vida. As incidências de raios ultravioleta tendem a aumentar, mas como o número de médicos dermatologistas estão aumentando, há também o descobrimento precoce”, explica.

Em breve, as cidades de João Pessoa e Campina Grande contarão com uma unidade da clínica Harmonic, proporcionando maior acesso aos procedimentos estéticos mais inovadores e tratamentos clínicos cada vez mais precisos.

Dr Josenildo Rodrigues

Dermatologista

CRM/PB 5397/ RQE 2879

Clinica Harmonic

Receba as notícias de Campina Grande no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias