Portal da Cidade Campina Grande

PRIMEIRA INFÂNCIA

Seduc encerra ações do Agosto Verde com I Simpósio de Educação Infantil

Prefeitura promoveu o I Simpósio de Educação Infantil

Publicado em 01/09/2022 às 10:10

A Prefeitura de Campina Grande, numa iniciativa da Secretaria de Educação (Seduc), promoveu, na noite desta terça-feira, 30, o I Simpósio de Educação Infantil, que diz respeito à culminância das ações alusivas à Campanha Agosto Verde. O evento, realizado no Teatro Municipal Severino Cabral, abordou o tema “Partilha de Boas Práticas para o Desenvolvimento das Crianças na Primeira Infância”, e foi direcionado a professores e técnicos da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.

A abertura do evento contou com uma apresentação musical da professora e cantora Adília Uchôa, promovendo a acolhida dos participantes. Logo após, crianças do Maternal I da Creche Virgília Carlos seguiram com mais uma apresentação cultural, intitulada “Brincando e musicalizando, vamos cantar!”.

Na sequência, houve explanações e abordagens das temáticas “Boas Práticas na Primeira Infância” e “Componentes da Interação Comunicativa” e relatos de práticas e experiências por profissionais da Rede.

Segundo o secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, o investimento e a atenção voltados à primeira infância compõem uma forma eficaz de garantir um futuro digno às crianças. “A primeira infância é um momento chave na construção do ser humano, uma fase definitiva pra o resto da vida, por isso nós valorizamos tanto este público. Porque nós ajustamos o começo, toda a história é transformada”, ponderou Asfora.

Para a gerente de Educação Infantil, Karla Cristina Correia, as boas práticas no processo de educação favorecem parte essencial do desenvolvimento das crianças. “No mês voltado à infância, nada mais justo do que trazer os profissionais da Educação para viver um momento como este, para mostrar que com boa vontade, dedicação e amor é possível realizar boas práticas na primeira infância e transformar a Educação de nossas crianças”, frisou a gerente. Esteve presente também durante o evento, a secretária executiva de Educação, Socorro Siqueira.

Agosto Verde

O Agosto Verde é uma iniciativa do Ministério da Cidadania para celebrar o mês da Primeira Infância. De acordo com o Unicef, a primeira infância é o período que compreende crianças de zero até os seis anos de idade e é considerada a principal janela de oportunidades para o desenvolvimento global das crianças, que envolve a saúde, aprendizado, desenvolvimento, bem-estar social e o emocional.

Durante todo o mês de agosto foram, portanto, realizadas ações intersetoriais, como a vacinação lúdica; palestras de educação nutricional com famílias de crianças matriculadas em creches; Busca Ativa; Tarde lúdica da Brinquedoteca Itinerante com Crianças do Cras e o Plantio e colheita lúdicos.

Fonte:

Receba as notícias de Campina Grande no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário